quinta-feira, 22 de abril de 2010

TIRADINHAS DO TIRA

Acho que começou comigo essa antipatia dos portugueses pelos dentistas brasileiros.


Não aguento mais aqueles sujeitos que, querendo fazer graça, dizem que vão enforcar
o meu feriado. O Tancredo também não, mas até aí morreu Neves.


Antes de ser enforcado, tive de ouvir minha sentença ser proferida num discurso
que durou 18 horas. Não foi tão ruim assim ter sido enforcado e esquartejado.


O Aécio até queria que eu tentasse uma Inconfidência 2, só que dessa vez incluindo o Rio de Janeiro. O lema seria “Libertas que final de semana eu tô ai”.

Me pegaram para Cristo duas vezes: na punição e na aparência. Fui o único a cumprir uma pena severa. Outros inconfidentes mais abastados, diferentes de mim que vivia com a corda no pescoço, foram condenados à morte, mas tiveram suas penas reduzidas e, por fim, foram libertados. Muitos deles concorrerão nas próximas eleições pelo partido monarquista.


Jamais tive essa semelhança com Jesus. Na cadeia nem deixavam a gente ter cabelo comprido por causa dos piolhos. Não caminhei sobre as águas ou curei enfermos. O máximo que fiz foi transformar um dia comum em feriado nacional.


Nossa revolta foi motivada pela cobrança abusiva de impostos. A Coroa poderia ter evitado a minha morte e todo o levante do movimento da insurreição. Era só promover a redução de IPI das charretes e carroças que ficava todo mundo feliz.


Ao contrário da Revolução Francesa e da Americana, o movimento da insurreição não mobilizou a população. Tudo porque, na época, uma mercearia importante fez uma senhora promoção de queijos.


Meu legado atravessou fronteiras. Inspirei jovens e incipientes repúblicas vizinhas. Algumas até cogitaram instituir o dia de Sacadientes.


Não guardo ressentimentos, minha revolta já passou. A única coisa que me faz perder a cabeça é o Dunga não convocar o Neymar.

7 comentários:

  1. "Jamais tive essa semelhança com Jesus. Na cadeia nem deixavam a gente ter cabelo comprido por causa dos piolhos. Não caminhei sobre as águas ou curei enfermos. O máximo que fiz foi transformar um dia comum em feriado nacional".

    Muito boa esta frase, cai bem pelo perfil que é manchado pela nossa história bem que eu queria estar viva nesse tempo pra saber como era...

    ResponderExcluir
  2. Dunga, ouça o Tiradentes e convoque o Neymar.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto... comovente... deu me um nó na garganta.

    ResponderExcluir
  4. Porra Tiradentes, voce precisa ver quantos joaquims Silveirios são condecorados com a Medalha da Inconfidencia,todo ano em Vila Rica,no aniversario de sua morte. Parece comemoração por voce ter sido enforcado.

    ResponderExcluir
  5. Posta mais! Posta! Posta

    ResponderExcluir
  6. Quincas, Paulo Francis foi pro céu??

    ResponderExcluir
  7. E aí Quincas?? É verdade que Felipe Camarão te enforcou de novo???

    ...O reconhecimento de Tiradentes como um herói nacional é facilitado e até estimulado pelo fato de existir uma data nacional dedicada a ele.
    Há, também nos calendários, inúmeras referências a guerrilhas e batalhas nas quais o Brasil esteve envolvido, porém com menos destaque para os seus personagens. A história fica parecendo algo distante e meramente didático.
    Na memória, poucos nomes acabam ficando. Não vemos falar, por exemplo, de um brasileiro que teve uma importância fundamental no contexto das invasões holandesas ao país, no século XVII: Antônio Felipe Camarão.
    Ele participou de uma das Batalhas dos Guararapes, que se deram em dois momentos históricos – 19 de abril de 1648 e 19 de fevereiro de 1649. Ocorridas ao sul do Recife, no monte que leva o nome de Guararapes, são consideradas, simbolicamente, como a origem do Exército Brasileiro.
    Camarão, indígena brasileiro da tribo potiguar nascido no início do século XVII em Igapó, Natal, na então Capitania do Rio Grande. Felipe Camarão ajudou na resistência organizada por Matias de Albuquerque desde o ano de 1630, atuando como voluntário para a reconquista de Olinda e Recife.

    ResponderExcluir